Invoz https://invoz.org/ Associação para Promoção Integrada da Cultura, da Educação e do Empreendedorismo Wed, 24 Apr 2024 17:30:32 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 https://invoz.org/wp-content/uploads/2020/03/cropped-aviao-ico-32x32.png Invoz https://invoz.org/ 32 32 Congresso INVOZ de Educação abre inscrições gratuitas para participação do público https://invoz.org/congresso-invoz-de-educacao-abre-inscricoes-gratuitas-para-participacao-do-publico/ https://invoz.org/congresso-invoz-de-educacao-abre-inscricoes-gratuitas-para-participacao-do-publico/#respond Mon, 22 Apr 2024 15:48:35 +0000 https://invoz.org/?p=7944 Vem aí o 5o Congresso INVOZ de Educação, com o tema Sonhar e Realizar. A programação está fechada e contará com grandes nomes nacionais. O INVOZ abriu as inscrições gratuitas para o público que queira assistir às palestras e aos painéis e visitar as exposições, nos dias 24 e 25 de maio, no CEFE – Centro […]

O post Congresso INVOZ de Educação abre inscrições gratuitas para participação do público apareceu primeiro em Invoz.

]]>
5o Congresso INVOZ de Educação, com o tema Sonhar e Realizar. A programação está fechada e contará com grandes nomes nacionais. O INVOZ abriu as inscrições gratuitas para o público que queira assistir às palestras e aos painéis e visitar as exposições, nos dias 24 e 25 de maio, no CEFE – Centro de Formação do Educador. “As inscrições estão abertas para educadores, gestores de educação, estudantes e para os interessados pelos temas desta edição. O Congresso deste ano traz muitas novidades: o Circuito STEAM, exposições, o Desafio INVOZ para estudantes e o Troféu Ozires Silva, para professores e escolas. Estão concorrendo 37 projetos para o troféu e 25 projetos para o desafio, dos Estados do Amazonas, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo”, detalhou Neide Pereira Pinto, presidente do INVOZ e organizadora do congresso. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente até o dia 23 de maio pelo site: INVOZ.ORG/CONGRESSO. Confira a Programação do Congresso:
O Congresso O 5o Congresso INVOZ de Educação será realizado nos dias 24 e 25 de maio de 2024, no CEFE – Centro de Formação do Educador de São José dos Campos (SP). É totalmente gratuito e destinado a educadores, estudantes, gestores de educação e para o público em geral. Na programação, palestras e painéis de discussões com especialistas de renome do país, realização da exposição Inspirações e do Circuito STEAM Brasil, com atividades para estudantes e professores. O Congresso é uma iniciativa do INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro, instituição sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos (SP), criada pelo engenheiro e fundador da EMBRAER Ozires Silva, que tem a missão de incentivar a educação, o empreendedorismo e inovação, além de propagar a cultura aeroespacial. Ozires Silva e o INVOZ acreditam que o país somente poderá se desenvolver por meio da educação e da cultura. O 5o Congresso INVOZ de Educação tem o patrocínio da Zoom Education for Life, Instituto Alpha Lumen, Globo Usinagem, RDC Construtora e Incorporadora, Circuito STEAM, Poliedro e apoio institucional da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, do Instituto Empreendedor do Futuro, da Diretoria Regional de Educação de São José dos Campos, DER de São José dos Campos e SENAI. Serviço – Inscrição para o Público para o Congresso INVOZ de Educação Inscrições gratuitas: até 23 de maio de 2024 Quem pode: educadores, estudantes e público em geral Onde: pelo site – INVOZ.ORG/CONGRESSO Assessoria de Imprensa: Renata Vanzeli – (12)99768-0799. (@solucaotextual)

O post Congresso INVOZ de Educação abre inscrições gratuitas para participação do público apareceu primeiro em Invoz.

]]>
https://invoz.org/congresso-invoz-de-educacao-abre-inscricoes-gratuitas-para-participacao-do-publico/feed/ 0
INVOZ lança Troféu INVOZ para os pioneiros do setor aeroespacial https://invoz.org/invoz-lanca-trofeu-invoz-para-os-pioneiros-do-setor-aeroespacial/ https://invoz.org/invoz-lanca-trofeu-invoz-para-os-pioneiros-do-setor-aeroespacial/#respond Mon, 22 Apr 2024 14:58:06 +0000 https://invoz.org/?p=7941 Fernando Mendonça é nome consolidado no setor acadêmico de pesquisas e carreira militar, e ficou popularmente conhecido por ser o “senhor dos castelos”, tendo construído três no Brasil A associação INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro lança o troféu INVOZ para homenagear pioneiros brasileiros que fizeram história no setor aeroespacial e que contribuíram para […]

O post INVOZ lança Troféu INVOZ para os pioneiros do setor aeroespacial apareceu primeiro em Invoz.

]]>
Fernando Mendonça é nome consolidado no setor acadêmico de pesquisas e carreira militar, e ficou popularmente conhecido por ser o “senhor dos castelos”, tendo construído três no Brasil

A associação INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro lança o troféu INVOZ para homenagear pioneiros brasileiros que fizeram história no setor aeroespacial e que contribuíram para o avanço do país no setor. O primeiro homenageado será Fernando Mendonça, um dos principais nomes no setor de pesquisas espaciais no Brasil e nos Estados Unidos, sendo membro da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CNAE) nos Estados Unidos e diretor do grupo de organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais, embrião do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Aeroespaciais).

A entrega do troféu será durante o Congresso INVOZ de Educação 2024, no CEFE em São José dos Campos, em 25 de maio de 2024.

Os representantes do INVOZ comunicaram pessoalmente a Fernando Mendonça, em sua residência, sobre a honraria.

“Com este tipo de homenagem, concedendo o troféu INVOZ, queremos agradecer a estes pioneiros e, ao mesmo tempo, trazer para a memória dos mais jovens, que muitas vezes desfrutam do benefício iniciado por estas pessoas que fizeram história”, comentou Emilio Matsuo, presidente do Conselho Deliberativo do INVOZ.

A Carreira

Fernando Mendonça, além de ser conhecido pelos seus feitos para o desenvolvimento da pesquisa aeroespacial, também teve uma brilhante carreira militar. Em 1943, ingressou na Força Aérea Brasileira. Anos depois, em 1951, trabalhou na Diretoria da Aeronáutica Civil, onde chefiou o serviço de inspeção e exames para pilotos civis, tendo também colaborado para sua organização.

Nesse mesmo ano, ingressou na Escola de Aeronáutica no Campo dos Afonsos (RJ). Completou o curso teórico em janeiro de 1954, em segundo lugar, em um grupo de mais de cem oficiais.

De 1954 a 1958, completou o curso de Engenharia Eletrônica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), laureado com “Summa cum Laude”, maior prêmio outorgado pelo Instituto desde sua fundação.

Em 1958, junto a um colega de classe, obtém o prêmio máximo da Shell por planejar e construir a Minitrack Mark II, para acompanhar satélites artificiais. É promovido a primeiro tenente. Em 1959, obtém bolsa da Capes para um curso na Universidade Stanford, nos Estados Unidos.

Em 1961, após concluir o curso no tempo mínimo de três anos, recebe o título de PhD no campo de Rádio Ciência. Sua tese teve menção especial do Comitê de Estudos da Pós-Graduação da Universidade de Stanford. Seus estudos experimentais do curso de doutorado foram conduzidos com o apoio da NASA (agência espacial norte-americana).

Durante o ano de 1962, assume a posição de associado de pesquisa no laboratório de Rádio Ciência da Universidade de Stanford, participando do programa científico da NASA em sua especialidade. Ao mesmo tempo, representou a Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CNAE) nos Estados Unidos, preparando o Programa de Pesquisa Científica da CNAE, submetendo propostas para pesquisas a organizações do governo norte-americano. Formou equipes e iniciou o laboratório de física espacial da CNAE. Foi promovido a capitão engenheiro de aviação em 1963. Nesse ano, auxiliou o Estado Maior da Força Aérea na criação de um grupo de estudos e projetos especiais, tendo como resultado a construção da Base de Lançamento de Foguetes da Força Aérea no Rio Grande do Norte.

Foi Diretor Científico da CNAE, embrião do INPE, e participou de todas as etapas de sua criação, desde obras físicas até a busca de pesquisadores interessados em trabalhar no emergente Programa Espacial Brasileiro. Como primeiro diretor geral do INPE (1963-1976), foi responsável pelo treinamento de um grupo de pesquisadores brasileiros em física espacial. Em sua homenagem, o auditório do Laboratório de Integração e Testes (LIT) do INPE leva o nome de Fernando de Mendonça.

Em 1965 obteve da NASA todo o equipamento necessário para a base de lançamento de foguetes e conseguiu um período de treinamento para os membros do GETEPE e CNAE nos laboratórios da agência espacial norte-americana. Ainda em 1965, organizou e obteve fundos estrangeiros para o Segundo Simpósio Internacional em Aeronomia Equatorial, sediado em São José dos Campos, que reuniu mais de cem cientistas de vinte países.

Em 1966 conseguiu a expansão de projetos e novos programas de cooperação nos Estados Unidos (GRANADA, POEIRA, EXAMETNET, NEUTRON, AEROBEE) e na Alemanha. Tais projetos estavam sendo executados na Base de Lançamento da Barreira do Inferno. No mesmo ano, coordenou as atividades no Brasil de Observação do Eclipse Total Solar. Quinhentos técnicos, bem como cientistas brasileiros e estrangeiros, participaram do evento.

Fernando foi condecorado com medalhas por tempo de serviço, pela companhia no Atlântico Sul, mérito Santos-Dumont, prêmio da Força Aérea Brasileira e mérito da Aeronáutica. Em 1967 colocou em execução o programa em colaboração com a França e coordenou um programa para aplicação de sensoriamento remoto no Brasil.

Ele foi destaque na década de 1960 pela revista Vectors, publicação interna do complexo industrial americano Hughes Aircraft Company, como responsável pelo avanço das telecomunicações no Brasil, em especial na área de teleducação.

De outubro de 1976 a fevereiro de 1977, estagiou no International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA), em Viena (Áustria). De 1977 a 1982, foi diretor executivo da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), tendo orientado a formação de centenas de doutores na Alemanha para o Programa Nuclear Brasileiro.

Desde 1983, atua no setor privado, na área de telecomunicações via satélite e representações no setor espacial.

Participações e Reconhecimentos

Fernando de Mendonça foi membro das organizações: American Geophysical Union; Comité Interamericano de Pesquisas Espaciais; Conselho Latino Americano de Raios Cósmicos e Física Espaciais (Clarc Y Fe), Secretário Executivo; Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE);  Sociedade Paulista de Engenheiros de Rádio; Sociedade do SIGMA XI; Comitê Brasileiro para o Ano do Sol Calmo; Comitê Internacional para o Ano do Sol Calmo (Representante da América Latina); Grupo Executivo da Comissão Nacional de Atividades Espaciais; American Society of Advancement of Science; Comitê organizador do Simpósio Internacional da Astronomia Equatorial, Secretário Geral; American Meteorological Society; Comissão Brasileira de Astronomia; Comissão Nacional para Estudos do Eclipse, Coordenador Geral; Comitê Executivo da Cadeia Internacional para Lançamento de Foguetes Meteorológicos (EXAMETNET), representando o Brasil; União Rádio Científica Internacional (U.R.S.I.), Coordenador do Brasil; Membro do Conselho de Administração do Parque Tecnológico de São José dos Campos e do Instituto Municipal de Desenvolvimento; Conselho de Administração da Associação Joseense para Fomento da Arte e Cultura (AJFAC), Presidente.

Medalhas e Honrarias

Prêmio máximo da Shell (Minitrack Mark II); Membro da Academia Nacional de Engenharia; Ordem do Mérito Aeronáutico; Comendador da Ordem de Rio Branco (Ministério das Relações Exteriores); Medalhas por tempo de serviço, pela companhia no Atlântico Sul; Medalha Santos-Dumont; Medalha da Abolição (Governo do Estado do Ceará); Prêmio da Força Aérea Brasileira; Ordem Nacional do Mérito Educativo; Ordem do Mérito Cartográfico; Medalha Militar de Serviço; Mérito do Comitê de Ciências e Astronáutica do Congresso dos Estados Unidos da América; Homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará; Cidadão Honorário de São José dos Campos; Homenagem do Ano  de 2012 da CNI – Confederação Nacional das Indústrias.

Castelos

Fernando começou a se interessar pela construção de castelos quando acompanhou os doutorandos do Programa Nuclear, na Europa. Lá aprendeu sozinho como os Magister Opera construíam castelos na Idade Média. Passou anos estudando em bibliotecas europeias sobre isso.

Quando retornou para o Brasil, aos 80 anos, deu início às obras. Desenvolveu todo o projeto civil, elétrico e hidráulico. No total, construiu três castelos, dois deles em São José dos Campos, onde atualmente mora. Por tal feito, tornou-se popularmente conhecido como o senhor dos castelos.

Assessoria de Imprensa: Renata Vanzeli – (12)99768-0799. (@solucaotextual)

O post INVOZ lança Troféu INVOZ para os pioneiros do setor aeroespacial apareceu primeiro em Invoz.

]]>
https://invoz.org/invoz-lanca-trofeu-invoz-para-os-pioneiros-do-setor-aeroespacial/feed/ 0
Neide Pereira Pinto e Letícia Wieliwicki dão entrevista para a CBN sobre o congresso Invoz. https://invoz.org/neide-pereira-pinto-e-leticia-wieliwicki-dao-entrevista-para-a-cbn-sobre-o-congresso-invoz/ https://invoz.org/neide-pereira-pinto-e-leticia-wieliwicki-dao-entrevista-para-a-cbn-sobre-o-congresso-invoz/#respond Wed, 10 Apr 2024 12:49:10 +0000 https://invoz.org/?p=7937 Faltam poucos dias para o fim das inscrições do ‘Prêmio INVOZ – Professores que ousam, Estudantes que sonham’, iniciativas da associação INVOZ, fundada por Ozires Silva, e que tem por objetivo incentivar e valorizar a educação, o empreendedorismo e a cultura aeroespacial entre os estudantes. Para falar sobre as oportunidades para professores e estudantes, o […]

O post Neide Pereira Pinto e Letícia Wieliwicki dão entrevista para a CBN sobre o congresso Invoz. apareceu primeiro em Invoz.

]]>

Faltam poucos dias para o fim das inscrições do ‘Prêmio INVOZ – Professores que ousam, Estudantes que sonham’, iniciativas da associação INVOZ, fundada por Ozires Silva, e que tem por objetivo incentivar e valorizar a educação, o empreendedorismo e a cultura aeroespacial entre os estudantes.

Para falar sobre as oportunidades para professores e estudantes, o CBN Na Rede desta segunda-feira (7) recebe a presidente do INVOZ, Neide Pereira Pinto e a Diretora de comunicação, Letícia Wieliwicki.

Com apresentação de Marcelo Rocha, o CBN Na Rede pode ser ouvido ao vivo pela 750 AM, ou acompanhado em imagem pelo site cbnvale.com.br, Facebook e YouTube.

 

O post Neide Pereira Pinto e Letícia Wieliwicki dão entrevista para a CBN sobre o congresso Invoz. apareceu primeiro em Invoz.

]]>
https://invoz.org/neide-pereira-pinto-e-leticia-wieliwicki-dao-entrevista-para-a-cbn-sobre-o-congresso-invoz/feed/ 0
As inscrições e entregas de projetos para as premiações do Congresso INVOZ de Educação se encerram em 15 de abril https://invoz.org/as-inscricoes-e-entregas-de-projetos-para-as-premiacoes-do-congresso-invoz-de-educacao-se-encerram-em-15-de-abril/ https://invoz.org/as-inscricoes-e-entregas-de-projetos-para-as-premiacoes-do-congresso-invoz-de-educacao-se-encerram-em-15-de-abril/#respond Fri, 05 Apr 2024 15:36:38 +0000 https://invoz.org/?p=7934 As inscrições e entregas de projetos para as premiações do Congresso INVOZ de Educação se encerram em 15 de abril O INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro prepara o 5o Congresso INVOZ de Educação 2024 – Sonhar e Realizar. Para a edição de 2024, além de palestras e exposições há novidades, como o “Desafio INVOZ para Estudantes” […]

O post As inscrições e entregas de projetos para as premiações do Congresso INVOZ de Educação se encerram em 15 de abril apareceu primeiro em Invoz.

]]>
As inscrições e entregas de projetos para as premiações do Congresso INVOZ de Educação se encerram em 15 de abril O INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro prepara o 5o Congresso INVOZ de Educação 2024 – Sonhar e Realizar. Para a edição de 2024, além de palestras e exposições há novidades, como o “Desafio INVOZ para Estudantes” e o “Troféu Ozires Silva de Educação para Escolas e Professores”, e ainda a realização do Circuito STEAM Brasil. O prazo das inscrições gratuitas vai até 15 de abril. Os interessados podem se inscrever e enviar os projetos pelo site: invoz.org/congresso/inscrição-2023/. Até o momento, participantes de cinco Estados (São Paulo, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Sul e Minas Gerais) se inscreveram e começaram a mandar os projetos. Da região, se inscreveram interessados de São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Caçapava, São Luiz do Paraitinga e da cidade de São Paulo. No caso dos alunos, de acordo com as regras do Congresso, os projetos devem ser voltados para personalidades brasileiras que tenham contribuído com os pilares defendidos pelos INVOZ: educação, empreendedorismo e cultura aeroespacial. Para os professores, os projetos devem ser voltados para iniciativas educacionais inovadoras, aplicados no ano letivo de 2023 e com resultados comprovados. Quem pode participar Professores e escolas do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio tanto de escolas públicas quanto privadas de todo o Brasil poderão participar do “Troféu Ozires Silva de Educação para Escolas e Professores”, e alunos do Fundamental II e Ensino Médio das escolas públicas e privadas de todo o Brasil poderão participar do “Desafio INVOZ para Estudantes”. O Desafio INVOZ O objetivo é estimular os sonhos dos estudantes a partir do acesso ao conhecimento sobre feitos relevantes, para o país e para o exterior, de personalidades brasileiras que tenham se destacado nas categorias: Educação, Inovação e Empreendedorismo e Cultura Aeroespacial. O desafio consiste no desenvolvimento de um vídeo de no máximo três minutos sobre uma personalidade brasileira, com grande projeção em diferentes épocas, cuja vida possa ser inspiradora para as novas gerações. O Troféu Ozires Silva de Educação Destina-se aos professores e escolas que desenvolveram e aplicaram projetos educacionais inovadores no ano de 2023, com ênfase nas competências gerais: Conhecimento; Pensamento Científico, Crítico e Criativo; e Trabalho e Projeto de Vida. Etapas A organização do congresso estabeleceu as seguintes etapas para “Desafio INVOZ para Estudantes” e para o “Troféu Ozires Silva de Educação para Escolas e Professores”: Até 15 de abril de 2024 – prazo para as inscrições das escolas e dos professores pelo site da associação INVOZ <https://invoz.org/congresso/> mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição ali disponibilizada. 15 de abril de 2024 – data limite para o encaminhamento à Associação INVOZ dos relatórios e dos materiais complementares dos inscritos para participar do “Troféu Ozires Silva de Educação para Escolas e Professores”, sendo o envio dos projetos das escolas para o link: https://invoz.org/congresso/envio-trofeu-escola e o envio dos projetos dos professores para o link: https://invoz.org/congresso/envio-trofeu-professor 15 de abril de 2024 – data limite para entrega à Associação INVOZ dos vídeos dos inscritos para participar do  “Desafio INVOZ para Estudantes”,sendo o envio pelo link: https://invoz.org/congresso/envio-desafio-estudante 9 de maio de 2024 – conclusão da análise e seleção dos projetos pedagógicos das escolas e dos professores inscritos pela comissão julgadora. 10 de maio de 2024 – divulgação das escolas e dos professores finalistas. 25 de maio de 2024 – premiação das escolas, dos professores e dos estudantes vencedores do “Troféu Ozires Silva de Educação para Escolas e Professores” e do “Desafio INVOZ para Estudantes”. O Congresso O 5o Congresso de Educação INVOZ será realizado nos dias 24 e 25 de maio de 2024, no CEFE – Centro de Formação do Educador de São José dos Campos (SP). É totalmente gratuito e destinado a educadores, estudantes, gestores de educação e para o público em geral. Na programação, palestras e painéis de discussões com especialistas de renome do país, realização da exposição Inspirações e do Circuito STEAM Brasil, com atividades para estudantes e professores. O Congresso é uma iniciativa do INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro, instituição sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos (SP), criada pelo engenheiro e fundador da EMBRAER Ozires Silva, que tem a missão de incentivar a educação, o empreendedorismo e inovação, além de propagar a cultura aeroespacial. Ozires Silva e o INVOZ acreditam que o país somente poderá se desenvolver por meio da educação e da cultura. O 5o Congresso de Educação INVOZ tem o patrocínio da Zoom Education for Life, Instituto Alpha Lumen, Globo Usinagem, RDC Construtora e Incorporadora, Circuito STEAM, Poliedro e Pratt & Whitney Canadá. Apoio institucional da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, do Instituto Empreendedor do Futuro, da Diretoria Regional de Educação de São José dos Campos, DER de São José dos Campos e SENAI. Inscrições, regulamento, envio de projetos e informações: invoz.org/congresso/inscrição-2023/. Assessoria de Imprensa: Renata Vanzeli – (12)99768-0799. (@solucaotextual) 

O post As inscrições e entregas de projetos para as premiações do Congresso INVOZ de Educação se encerram em 15 de abril apareceu primeiro em Invoz.

]]>
https://invoz.org/as-inscricoes-e-entregas-de-projetos-para-as-premiacoes-do-congresso-invoz-de-educacao-se-encerram-em-15-de-abril/feed/ 0
Hoje, 25 de março, celebramos os 7 anos de fundação do INVOZ https://invoz.org/7-anos-de-fundacao-do-invoz/ https://invoz.org/7-anos-de-fundacao-do-invoz/#respond Tue, 26 Mar 2024 00:22:39 +0000 https://invoz.org/?p=7803 Hoje, 25 de março, celebramos os 7 anos de fundação do INVOZ. “Surpreendente como mudamos nossas vidas, por força das descobertas e realizações.” Ozires Silva Ozires Silva idealizou o INVOZ, fundador e líder, atualmente ocupa o cargo de Presidente de Honra. O propósito direciona os pilares do INVOZ e através deles estamos há 7 anos […]

O post Hoje, 25 de março, celebramos os 7 anos de fundação do INVOZ apareceu primeiro em Invoz.

]]>
Hoje, 25 de março, celebramos os 7 anos de fundação do INVOZ. “Surpreendente como mudamos nossas vidas, por força das descobertas e realizações.” Ozires Silva

Ozires Silva idealizou o INVOZ, fundador e líder, atualmente ocupa o cargo de Presidente de Honra.

O propósito direciona os pilares do INVOZ e através deles estamos há 7 anos desenvolvendo projetos, realizando sonhos e criando um futuro melhor para todos. Agradecemos a todos os associados, setores públicos e privados que colaboram e impulsionam as ações em prol do desenvolvimento humano e profissional.

Muito obrigado.

O post Hoje, 25 de março, celebramos os 7 anos de fundação do INVOZ apareceu primeiro em Invoz.

]]>
https://invoz.org/7-anos-de-fundacao-do-invoz/feed/ 0
Por sua obra, Ozires Silva foi homenageado pela Fundação Dom Cabral https://invoz.org/por-sua-obra-ozires-silva-foi-homenageado-pela-fundacao-dom-cabral/ https://invoz.org/por-sua-obra-ozires-silva-foi-homenageado-pela-fundacao-dom-cabral/#respond Thu, 21 Mar 2024 16:01:31 +0000 https://invoz.org/?p=7800 Nesta terça-feira (19/03), a Fundação Dom Cabral fez uma homenagem ao seu Conselheiro Honorário, Ozires Silva, com a apresentação do Troféu Ozires Silva, criado pelo arquiteto Gustavo Penna. A homenagem foi realizada após a Reunião do Conselho Curador da FDC e contou com as presenças do filho Arnaldo Bueno Silva e da neta do fundador […]

O post Por sua obra, Ozires Silva foi homenageado pela Fundação Dom Cabral apareceu primeiro em Invoz.

]]>
Nesta terça-feira (19/03), a Fundação Dom Cabral fez uma homenagem ao seu Conselheiro Honorário, Ozires Silva, com a apresentação do Troféu Ozires Silva, criado pelo arquiteto Gustavo Penna. A homenagem foi realizada após a Reunião do Conselho Curador da FDC e contou com as presenças do filho Arnaldo Bueno Silva e da neta do fundador da Embraer, Marta de Mesquita Silva Viganô. A homenagem aconteceu no campus da Fundação Dom Cabral, em Nova Lima (MG).

O Cofundador e Presidente da Diretoria Estatutária da Fundação Dom Cabral, Emerson de Almeida ressalta que “ao longo da trajetória da FDC, podemos destacar vários momentos em que a atuação de Ozires Silva foi um diferencial para a nossa instituição, como o seu apoio na consolidação do Centro de Tecnologia Empresarial – CTE. O Troféu Ozires Silva foi criado para estimular e agradecer pessoas que como Ozires, buscam apoiar e desenvolver novas ideias, especialmente as que contribuam para o desenvolvimento da educação e do nosso país. Ao entregar este Troféu, reconhecemos e agradecemos não apenas os ensinamentos que ele nos transmitiu, mas também o seu companheirismo, apoio, incentivo e parceria, que conquistaram nosso respeito e admiração”, afirma.

Marta de Mesquita Silva Viganô salientou que “a criação deste troféu como homenagem ao meu avô representa a convergência dos pensadores que participaram da construção da Fundação Dom Cabral. É um legado que constrói o futuro. Percebemos o carinho que a FDC tem pelo meu avô. Aprendemos com ele, pelo exemplo, a importância da educação”, agradeceu emocionada.

Há 47 anos, a Fundação Dom Cabral (FDC) tem se dedicado à construção de uma instituição que promove o desenvolvimento de pessoas e organizações em prol de uma sociedade mais justa e sustentável. O Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo e Emerson de Almeida lideraram a mobilização da comunidade mineira e buscaram influenciar líderes em todo o Brasil para construir uma instituição educacional relevante. Essas lideranças inspiradoras uniram pessoas em cada fase da história do Brasil e da FDC, todas compartilhando a crença no poder transformador da Educação.

Foi por meio do sonho de contribuir para o desenvolvimento da sociedade através da educação que a história da FDC se entrelaçou com a de Ozires Silva, fundador da Embraer. Ao longo dos anos, ele foi um parceiro fundamental da FDC, desempenhando um papel essencial na criação e consolidação do Centro de Tecnologia Empresarial (CTE). O objetivo do CTE era proporcionar às organizações uma liderança empresarial moderna, voltada para as mais recentes técnicas de gestão. Ozires também foi membro do Conselho Curador, a instância máxima de governança da instituição, por 27 anos, garantindo sua longevidade e preservando seus valores e propósitos. Desde 2015, Ozires é Conselheiro Honorário da FDC, e sua presença e contribuições permanecem enraizadas na cultura e na história da instituição.

Ozires é um visionário cujas invenções, questionamentos e entusiasmo transformaram a aviação, colocando a indústria brasileira em um patamar de excelência. Sua perseverança, audácia e liderança influenciaram diversas instituições em todo o Brasil. O Troféu Ozires Silva é a representação destes sentimentos e um reconhecimento da FDC às pessoas e instituições que, como Ozires, se dedicam a transformar a sociedade por meio de iniciativas de impacto positivo para o mundo.

Essa homenagem especial, representada pelo Troféu Ozires Silva, é uma celebração da admiração que ele nos desperta e de sua constante inspiração. Busca eternizar o seu legado para as próximas gerações, homenageando líderes que contribuem para o desenvolvimento do país nos campos da Educação, Inovação, Empreendedorismo e Inclusão Social. A partir de 2025, o Troféu será concedido anualmente como parte do “Encontro Institucional com a Comunidade da FDC” , um momento de compartilhamento sobre a evolução da instituição e reflexão sobre os próximos anos.

Desenvolvido pelo renomado arquiteto e urbanista Gustavo Penna, também membro do Conselho Curador da FDC, o Troféu Ozires Silva é uma obra com base em aço, com uma torre de 35 centímetros de altura, composta por várias facetas inspiradas em características distintivas de Ozires: verticalidade, integridade, criatividade, generosidade, coragem e transparência. Ele é um símbolo de alguém que olha para o alto, para o longe, para o futuro e para os desafios, e que os supera.

Ozires venceu todos os desafios e desempenhou um papel crucial na história da Fundação Dom Cabral e, principalmente, na história do nosso país. Sua trajetória é marcada por inovação, coragem, força e, acima de tudo, fé no Brasil e na educação.

Informações da Fundação Dom Cabral

Fonte: https://aeroin.net/por-sua-obra-ozires-silva-foi-homenageado-pela-fundacao-dom-cabral/

O post Por sua obra, Ozires Silva foi homenageado pela Fundação Dom Cabral apareceu primeiro em Invoz.

]]>
https://invoz.org/por-sua-obra-ozires-silva-foi-homenageado-pela-fundacao-dom-cabral/feed/ 0
Transferindo conhecimento e criando pontes para o futuro através da realização de sonhos. https://invoz.org/transferindo-conhecimento-e-criando-pontes-para-o-futuro-atraves-da-realizacao-de-sonhos/ https://invoz.org/transferindo-conhecimento-e-criando-pontes-para-o-futuro-atraves-da-realizacao-de-sonhos/#respond Tue, 12 Mar 2024 15:21:15 +0000 https://invoz.org/?p=7790 O nosso presidente de honra, Manoel Oliverira e o presidente do conselho do INVOZ, Engenheiro Emílio Matsuo compartilham os seus conhecimentos e incentiva jovens da comunidade de Capão Redondo, em São Paulo. O INVOZ apoia a iniciativa de preparar esses jovens para o concurso para as escolas ETEC. O CASD participa dessa ação voluntária e […]

O post Transferindo conhecimento e criando pontes para o futuro através da realização de sonhos. apareceu primeiro em Invoz.

]]>
O nosso presidente de honra, Manoel Oliverira e o presidente do conselho do INVOZ, Engenheiro Emílio Matsuo compartilham os seus conhecimentos e incentiva jovens da comunidade de Capão Redondo, em São Paulo.

O INVOZ apoia a iniciativa de preparar esses jovens para o concurso para as escolas ETEC. O CASD participa dessa ação voluntária e oferece as apostilas aos alunos e consultoria para que essa turma alcance resultados positivos nas provas da ETEC.

A educação é um dos pilares do INVOZ, através dela acreditamos incansavelmente em resultados valiosos para o futuro do Brasil.

Agradecemos o belíssimo trabalho da Rose Borges, fundadora da Associação Juntos pelo Capão e a presença nesse dia do João Vitor Bernardes Girotto (Edward) | Diretor Executivo do Casdinho, Mário Muniz Amorim Filho (Mário) | Diretor de Desenvolvimento e Gabriel Souza Bonanni (Hype) | Diretor de Ensino.

O post Transferindo conhecimento e criando pontes para o futuro através da realização de sonhos. apareceu primeiro em Invoz.

]]>
https://invoz.org/transferindo-conhecimento-e-criando-pontes-para-o-futuro-atraves-da-realizacao-de-sonhos/feed/ 0
Livro “Cultura de Excelência – Reflexões sobre o sucesso da Embraer” é lançado em noite de frisson https://invoz.org/livro-cultura-de-excelencia-reflexoes-sobre-o-sucesso-da-embraer-e-lancado-em-noite-de-frisson/ https://invoz.org/livro-cultura-de-excelencia-reflexoes-sobre-o-sucesso-da-embraer-e-lancado-em-noite-de-frisson/#respond Sun, 04 Feb 2024 14:51:23 +0000 https://invoz.org/?p=7276 Líderes e apaixonados por aviação prestigiaram o lançamento do livro “Cultura de Excelência – Reflexões sobre o sucesso da Embraer”, nesta segunda-feira (23), no auditório da FIEC. O Grupo Cidade de Comunicação apoiou o momento literário. A obra trata sobre a trajetória da empresa, mas também sobre a história da aviação como um todo. O […]

O post Livro “Cultura de Excelência – Reflexões sobre o sucesso da Embraer” é lançado em noite de frisson apareceu primeiro em Invoz.

]]>
Líderes e apaixonados por aviação prestigiaram o lançamento do livro “Cultura de Excelência – Reflexões sobre o sucesso da Embraer”, nesta segunda-feira (23), no auditório da FIEC. O Grupo Cidade de Comunicação apoiou o momento literário.

A obra trata sobre a trajetória da empresa, mas também sobre a história da aviação como um todo.

O autor do livro, Manuel de Oliveira, veterano da Força Aérea Brasileira (FAB) e um dos executivos da Empresa Brasileira de Aviação (Embraer), esteve presente no lançamento. “O nosso livro fala sobre a excelência e sobre a importância que a Embraer teve na sociedade brasileira. Vocês vão perceber que a excelência da empresa está nas pessoas, na gente dela, que transpira cada momento”, pontua ele sobre a obra.

A Embraer tem uma relação direta com o Instituto Tecnológico Aeronáutica (ITA), que agora vai ter uma segunda unidade no estado do Ceará.

Confira os cliques de Geovanne Jinkings:

 

Link para a reportagem original: https://www.frissononline.com.br/eventos/160494/livro_cultura_de_excelencia_-_reflexoes_sobre_o_sucesso_da_embraer_e_lancado_em_noite_de_frisson

 

O post Livro “Cultura de Excelência – Reflexões sobre o sucesso da Embraer” é lançado em noite de frisson apareceu primeiro em Invoz.

]]>
https://invoz.org/livro-cultura-de-excelencia-reflexoes-sobre-o-sucesso-da-embraer-e-lancado-em-noite-de-frisson/feed/ 0
INVOZ faz homenagem a Ozires Silva pelos seus 93 anos e lança site sobre trajetória de sucesso dentro e fora da aviação https://invoz.org/invoz-faz-homenagem-a-ozires-silva-pelos-seus-93-anos-e-lanca-site-sobre-trajetoria-de-sucesso-dentro-e-fora-da-aviacao/ https://invoz.org/invoz-faz-homenagem-a-ozires-silva-pelos-seus-93-anos-e-lanca-site-sobre-trajetoria-de-sucesso-dentro-e-fora-da-aviacao/#respond Thu, 18 Jan 2024 22:19:39 +0000 https://invoz.org/?p=7494 O fundador da Embraer, uma das três maiores empresas de aviação do mundo, possui uma legião de fãs inspirados por ele. A proposta do site é que Ozires Silva continue sendo referência para futuras gerações No mês em que o brasileiro Ozires Silva, nome relevante para a aviação mundial, completou 93 anos, no último dia […]

O post INVOZ faz homenagem a Ozires Silva pelos seus 93 anos e lança site sobre trajetória de sucesso dentro e fora da aviação apareceu primeiro em Invoz.

]]>
O fundador da Embraer, uma das três maiores empresas de aviação do mundo, possui uma legião de fãs inspirados por ele. A proposta do site é que Ozires Silva continue sendo referência para futuras gerações

No mês em que o brasileiro Ozires Silva, nome relevante para a aviação mundial, completou 93 anos, no último dia 8 de janeiro de 2024, o presente veio em formato de homenagem e de registro histórico. O fundador da Embraer, uma das três maiores empresas de aviação do mundo, ganhou um site a respeito de sua trajetória e legado. A iniciativa foi da associação INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro. O site já pode ser acessado por todo o mundo: https://oziressilva.com.br/

“É uma homenagem ao mestre e uma oportunidade para os brasileiros e cidadãos do mundo conhecerem o legado desse grande homem que tanto nos ensina e inspira. Ele é uma referência em todos os sentidos, consegue ser um profissional de sucesso, um líder ousado, empreendedor, inovador e uma pessoa à frente do seu tempo”, evidenciou a presidente do INVOZ, Neide Pereira Pinto.

O site ressalta como o sonho de um menino de Bauru, interior paulista, tomou forma e ganhou os céus do Brasil e do mundo, com a construção de aeronaves. Além da conquista de sucesso de Ozires Silva com a fundação da Embraer, da qual também foi presidente, o conteúdo aborda sua trajetória pessoal e atuante em outros setores, tais como: presidente da Varig e da Petrobras, ex-Ministro de Infraestrutura e de Comunicação, presidente de Honra e fundador do INVOZ, entre outros trabalhos.

Por onde passou, até hoje é reconhecido como líder nato e uma pessoa inspiradora. Todos que convivem com Ozires Silva têm uma opinião em comum sobre esse pioneiro da aeronáutica brasileira: trata-se de uma pessoa simples, amiga, humilde, ousada, inovadora e diplomática.

O site conta com frases inspiradoras de Ozires, entre elas: “Você não sabe se vai dar certo. Mas fazer o novo, investir na inovação, é que faz completamente a diferença”.

Uma das páginas do site traz também releases dos livros escritos por Ozires Silva ou em sua parceria, relacionados a aviação, empreendedorismo, liderança e motivação pessoal. Entre os títulos, estão: Take off: Think Big – Rotas para o Empreendedorismo, Nas Asas da Educação – A História da Embraer, entre outras obras que servem de inspiração para todos.

O site reuniu também homenagens, vídeos, galerias de fotos e notícias que relatam a história de 93 anos de um dos principais líderes do país, além de relatos de amigos, familiares e de pessoas que conviveram no trabalho com esse grande mentor.

Além do legado corporativo e de conhecimento, outra herança de Ozires Silva é voltada para a valorização da educação. Por acreditar que a educação transforma vidas, Ozires é responsável pela fundação do INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro, associação que tem como pilares a cultura aeronáutica, a educação, o empreendedorismo e a inovação. Incentivadora da educação por meio de ações efetivas, a associação realiza o Congresso INVOZ de Educação, que há 5 anos acontece em São José dos Campos e reúne os principais nomes do segmento para um debate aberto com toda a sociedade.

O site https://oziressilva.com.br  levou quase um ano para ser elaborado, e novos conteúdos deverão ser inseridos à medida que forem enviados pelos colaboradores e amigos presentes na vida de Ozires Silva.

“A ideia do site é compartilhar e unir pessoas apaixonadas pela aviação. Algo que possa perpetuar por gerações. É um local para podermos reunir cada vez mais histórias do Coronel e engenheiro Ozires Silva, a fim de que esses conteúdos se tornem referência mundial”, declarou Leticia Wieliwicki, diretora de comunicação do INVOZ.

Assessoria de Imprensa: Renata Vanzeli – (12)99768-0799. (@solucaotextual)

O post INVOZ faz homenagem a Ozires Silva pelos seus 93 anos e lança site sobre trajetória de sucesso dentro e fora da aviação apareceu primeiro em Invoz.

]]>
https://invoz.org/invoz-faz-homenagem-a-ozires-silva-pelos-seus-93-anos-e-lanca-site-sobre-trajetoria-de-sucesso-dentro-e-fora-da-aviacao/feed/ 0
Hoje celebramos os 93 anos do Engenheiro Ozires Silva. Fundador e Presidente de Honra do INVOZ. https://invoz.org/hoje-celebramos-os-93-anos-do-engenheiro-ozires-silva/ https://invoz.org/hoje-celebramos-os-93-anos-do-engenheiro-ozires-silva/#respond Mon, 08 Jan 2024 12:00:40 +0000 https://invoz.org/?p=7398 Hoje celebramos os 93 anos do Engenheiro Ozires Silva. Fundador e Presidente de Honra do INVOZ. Trajetória maravilhosa que temos o orgulho de começar a contar através de um site em sua homenagem, esse é o nosso presente de aniversário. Em breve divulgaremos aqui. “Cel Ozires, o senhor é e sempre será a nossa inspiração […]

O post Hoje celebramos os 93 anos do Engenheiro Ozires Silva. Fundador e Presidente de Honra do INVOZ. apareceu primeiro em Invoz.

]]>
Hoje celebramos os 93 anos do Engenheiro Ozires Silva. Fundador e Presidente de Honra do INVOZ.
Trajetória maravilhosa que temos o orgulho de começar a contar através de um site em sua homenagem, esse é o nosso presente de aniversário. Em breve divulgaremos aqui.

“Cel Ozires, o senhor é e sempre será a nossa inspiração e referência em todos os sentidos.
Consegue ser um profissional de sucesso, líder ousado, empreendedor, inovador e uma pessoa à frente do seu tempo. Sempre soube ser um grande realizador, ter uma família maravilhosa e ainda ter tempo para cultivar amigos e uma legião de fãs incondicionais, assim como eu.
Obrigada por tudo que fez e construiu para nós e pelo Brasil.”

Neide Pereira Pinto
Presidente do INVOZ

O post Hoje celebramos os 93 anos do Engenheiro Ozires Silva. Fundador e Presidente de Honra do INVOZ. apareceu primeiro em Invoz.

]]>
https://invoz.org/hoje-celebramos-os-93-anos-do-engenheiro-ozires-silva/feed/ 0