Invoz Associação para Promoção Integrada da Cultura, da Educação e do Empreendedorismo Tue, 31 Dec 2024 16:25:05 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.1 https://invoz.org/wp-content/uploads/2020/03/cropped-aviao-ico-32x32.png Invoz 32 32 Balanço das atividades INVOZ em 2024: da cultura aeronáutica a projetos para a comunidade https://invoz.org/balanco-das-atividades-invoz-em-2024-da-cultura-aeronautica-a-projetos-para-a-comunidade/ https://invoz.org/balanco-das-atividades-invoz-em-2024-da-cultura-aeronautica-a-projetos-para-a-comunidade/#respond Tue, 31 Dec 2024 15:30:41 +0000 https://invoz.org/?p=8634 A associação INVOZ – lntegrando Vozes do Futuro encerra 2024 reafirmando o compromisso em incentivar a educação, o empreendedorismo e a inovação, bem como a preservação da cultura aeroespacial. Foram realizados eventos, lançamentos de livros, parcerias e ações que resultaram em reconhecimentos com homenagens ao longo deste ano. O ano começou com o INVOZ lançando […]

O post Balanço das atividades INVOZ em 2024: da cultura aeronáutica a projetos para a comunidade apareceu primeiro em Invoz.

]]>
A associação INVOZ – lntegrando Vozes do Futuro encerra 2024 reafirmando o compromisso em incentivar a educação, o empreendedorismo e a inovação, bem como a preservação da cultura aeroespacial. Foram realizados eventos, lançamentos de livros, parcerias e ações que resultaram em reconhecimentos com homenagens ao longo deste ano.

O ano começou com o INVOZ lançando o site Ozires Silva, no qual descreve toda a trajetória, o trabalho de sucesso e pensamentos do homem que mudou a história industrial do Brasil, além de conquistar o mundo com a implantação da Embraer no cenário da indústria aeronáutica. (https://oziressilva.com.br/).

Após meses de preparação e período de inscrições, em maio foi realizado o V Congresso INVOZ de Educação com o tema “Sonhar e Realizar”, que aconteceu nos dias 24 e 25 de maio, no Centro de Formação do Educador – CEFE em São José dos Campos. Nos dois dias de congresso, foi possível conhecer projetos e pessoas que ousaram sonhar e que realizaram em prol da educação.

No primeiro dia, logo na abertura foi realizada uma homenagem: a entrega do “Troféu INVOZ Personalidade Aeroespacial 2024”, uma novidade deste ano no evento, para Fernando de Mendonça, um dos pioneiros no desenvolvimento da pesquisa aeroespacial. Com uma carreira premiadíssima, ele foi fundador do INPE e fez parte da Força Aérea Brasileira.

Os debates reuniram nomes como: Edna Borges, da Manaka Educação; o gari e escritor do livro Comportamento que te salva, Valdecir Boareto; Dr. Richard Lucht, CEO da EduSpace – Inteligência Educacional e professor do ITA; Ewerton Fulini, vice-presidente do Instituto Ayrton Senna; Thiago Pavan, coordenador de Itinerários Formativos e Olimpíadas Científicas do Poliedro Colégio SJC; Secretária de Educação de São Bernardo do Campos, Silvia Donini; Secretário de Educação de São José dos Campos, Jhonis Santos; Wisley Pereira, Gerente de Educação da Rede SESI Nacional; Professor Dr. Arnaldo Clemente, gerente de Projetos e Produtos Opencad MathWorks; Nilton Sérgio Joaquim, presidente do Torneio Brasil de Robótica e Nuricel Villalonga, do Instituto Alpha Lumen.

As outras novidades do Congresso de Educação foram: o Desafio INVOZ para alunos, o Troféu Ozires Silva para professores e o Circuito Steam.

O Desafio INVOZ entregou medalhas aos alunos vencedores que enviaram vídeos sobre personalidades que fizeram diferença para a cultura e educação.

O Troféu Ozires Silva foi entregue para professores que fizeram a diferença na educação em projetos escolares realizados em 2023. (https://invoz.org/congresso/conhecam-os-vencedores-do-desafio-invoz-e-trofeu-ozires-silva/)

O Circuito STEAM  mostrou a parte prática de um ensino com qualidade aliado a tecnologia. Cerca de 1.200 visitantes, entre alunos e professores de escolas municipais e público em geral, passaram pelos estandes, pelas oficinas do circuito STEAM, laboratório de Robótica e simulador de voo. O evento contou com a visitação de jovens das comunidades Afago e Capão Redondo, da cidade de São Paulo.

Participações

Neste ano, em agosto, representantes do INVOZ participaram de dois eventos importantes, um mundialmente e outro regionalmente. A associação INVOZ marcou presença no maior evento da aviação de negócios da América Latina. José Eduardo Costas, associado e líder do grupo da Aviação Regional do INVOZ, participou do debate sobre a Aviação Regional. Ele esteve ao lado de representantes da Azul Conecta e da ANAC.

Já o evento regional teve a participação do INVOZ em setembro, na Expo ISA, em Lorena. Com a intermediação da associação, o evento contou com uma palestra do renomado designer Hans Donner. Além disso, o INVOZ teve um estande para divulgar seus livros e projetos, inclusive o Portal da Inovação e Sustentabilidade do Vale do Paraíba, que vem despertando grande interesse da sociedade.

Neste ano também o INVOZ fechou uma parceria com a ASSECRE, Associação das Empresas do Vale do Paraíba, para impulsionar o empreendedorismo e inovação nas indústrias.

Homenagens

Ozires Silva recebeu em junho a Medalha Montenegro, concedida pelo ITA. A cerimônia foi realizada no ITA/DCTA, e a filha de Ozires, Ana Maria Bueno Silva Pinheiro, representou o pai no evento para o recebimento da medalha. O prêmio é concedido anualmente a iteanos que deram grandes contribuições para o Brasil e para o mundo.

Em outubro, o presidente de honra do INVOZ, Manoel de Oliveira, que também ajudou Ozires Silva na Embraer, atuando no financeiro da empresa e sendo um dos responsáveis pelo processo de privatização, recebeu em cerimônia no DCTA a mais alta honraria da FAB: a Medalha Ordem do Mérito Aeronáutico. O evento também foi em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.

No começo de dezembro, o INVOZ recebeu o Prêmio Honors and Awards, no Clube Hípico de Guaratinguetá, cuja cerimônia foi organizada pela ISA VALE. A entidade entregou o troféu ao representante Manuel de Oliveira, em reconhecimento aos trabalhos realizados para o desenvolvimento do empreendedorismo, educação e preservação da cultura aeroespacial, e também foi um agradecimento da ISA VALE ao apoio dado pelo INVOZ, que intermediou a vinda de Hans Donner para o evento VI Expo ISA Vale, realizado em setembro de 2024. 

Livros

A associação INVOZ lançou neste ano dois livros importantes para a preservação da história e da cultura aeroespacial brasileira, por meio da Somos Editora. Foram eles: Cultura de Excelência – Reflexões sobre o Sucesso da Embraer eSAGA – do 14-bis à criação da Embraer.

O livro Cultura de Excelência – Reflexões sobre o Sucesso da Embraer foi lançado em março, no IAE – Instituto de Aeronáutica e Espaço, no DCTA, em São José dos Campos. A obra foi escrita por Manoel de Oliveira, Emílio Matsuo, Fúlvio Delicato, Kleber Grasso e Edison Henriques Junior. O livro reúne reflexões de cinco amigos e associados do INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro, profissionais de excelência do setor aeroespacial e ex-funcionários da Embraer, que juntos fizeram parte da história da empresa brasileira de aeronaves que ganhou o mundo.

O livro SAGA – do 14-bis à criação da Embraer, teve o texto e a pesquisa do jornalista Rui Gonçalves Barbosa, um apaixonado por aviação e que também é associado e Diretor de Cultura do INVOZ. Lançado em São José dos Campos na Associação dos Pioneiros da Embraer, o livro revela a trajetória dos principais pioneiros da indústria aeronáutica brasileira de maneira inédita. Ele celebra o idealismo de Casimiro Montenegro Filho, Ozires Silva e Paulo Victor da Silva e a capacidade de realização de grandes projetos, sem deixar de revelar as correntes históricas que, até os dias atuais, dificultam o desenvolvimento industrial. A narrativa cruza a saga dessas três personalidades com os momentos políticos e econômicos do Brasil, mostrando que a criação da Embraer não foi apenas fruto do sonho de infância de Ozires, mas sim um grande esforço coletivo daqueles que lutaram pelo desenvolvimento tecnológico do país.

“Nós do INVOZ, nos sentimos honrados em levar para o Brasil e para o mundo o legado de Ozires Silva, em cada ação que participamos ou desenvolvemos. Já estamos finalizando o nosso planejamento para 2025 e para o Congresso INVOZ de Educação, que será realizado em 2026. Desenvolvemos tanto ações institucionais voltadas para aviação quanto ações sociais, como o Projeto Meu Primeiro Computador, realizado durante o ano todo, que arrecada computadores para alunos com vulnerabilidade financeira. E para empresas que queiram colaborar com nossos projetos em 2025, estamos abertos para parcerias”, declarou Neide Pereira Pinto, presidente executiva da INVOZ.

Assessoria de Imprensa da INVOZ: Renata Vanzeli – (12) 99768-0799. (@solucaotextual)

O post Balanço das atividades INVOZ em 2024: da cultura aeronáutica a projetos para a comunidade apareceu primeiro em Invoz.

]]>
https://invoz.org/balanco-das-atividades-invoz-em-2024-da-cultura-aeronautica-a-projetos-para-a-comunidade/feed/ 0
A Associação INVOZ Recebe Troféu ISA Vale 2024 https://invoz.org/a-associacao-invoz-recebe-trofeu-isa-vale-2024/ https://invoz.org/a-associacao-invoz-recebe-trofeu-isa-vale-2024/#respond Wed, 18 Dec 2024 18:13:09 +0000 https://invoz.org/?p=8627 No último dia 7 de dezembro, foi realizada a entrega do Prêmio Honors and Awards, no Clube Hípico de Guaratinguetá, cuja cerimônia foi organizada pela ISA VALE. A entidade entregou o troféu à Associação INVOZ, Integrando Vozes para o Futuro, em reconhecimento aos trabalhos realizados para o desenvolvimento do empreendedorismo, educação e preservação da cultura aeroespacial, […]

O post A Associação INVOZ Recebe Troféu ISA Vale 2024 apareceu primeiro em Invoz.

]]>
No último dia 7 de dezembro, foi realizada a entrega do Prêmio Honors and Awards, no Clube Hípico de Guaratinguetá, cuja cerimônia foi organizada pela ISA VALE. A entidade entregou o troféu à Associação INVOZ, Integrando Vozes para o Futuro, em reconhecimento aos trabalhos realizados para o desenvolvimento do empreendedorismo, educação e preservação da cultura aeroespacial, e também foi um agradecimento da ISA VALE ao apoio dado pelo INVOZ, que intermediou a vinda de Hans Donner para o evento VI Expo ISA Vale, realizado em setembro de 2024. A premiação reuniu autoridades e convidados.

Quem recebeu o troféu pelo INVOZ foi o presidente de honra Manoel de Oliveira, que falou sobre a parceria entre INVOZ e ISA Vale.

“O troféu representa mais uma vez o reconhecimento do trabalho de cooperação benemérita do INVOZ com o setor que congrega empresas de tecnologia de automação na região do Vale do Paraíba. O INVOZ apoiou a VI EXPO ISA VALE neste ano e participou da exposição, na cidade de Lorena. No evento, o INVOZ promoveu a vinda de Hans Donner, que palestrou na exposição”, explicou Manoel de Oliveira.

Com a Embraer, o INVOZ também participou da EXPO ISA Vale 2024, e juntamente levaram um simulador de voo para demonstração. O estande do INVOZ/Embraer foi um dos mais visitados durante a VI EXPO VALE.

Assessoria de Imprensa do INVOZ: Renata Vanzeli – (12)99768-0799. (@solucaotextual)

O post A Associação INVOZ Recebe Troféu ISA Vale 2024 apareceu primeiro em Invoz.

]]>
https://invoz.org/a-associacao-invoz-recebe-trofeu-isa-vale-2024/feed/ 0
A Descarbonização na Aviação no Brasil e no Mundo https://invoz.org/a-descarbonizacao-na-aviacao-no-brasil-e-no-mundo/ https://invoz.org/a-descarbonizacao-na-aviacao-no-brasil-e-no-mundo/#respond Wed, 04 Dec 2024 23:59:30 +0000 https://invoz.org/?p=8616 A associação INVOZ acompanha esse movimento com a Diretoria de Aviação Neste mês de novembro, em Baku, no Azerbaijão, aconteceu a conferência do clima da ONU, a COP29, com aprovação de regras para um mercado de carbono global sob o Acordo de Paris, com a participação de 198 países. No Rio de Janeiro, o G20 […]

O post A Descarbonização na Aviação no Brasil e no Mundo apareceu primeiro em Invoz.

]]>
A associação INVOZ acompanha esse movimento com a Diretoria de Aviação

Neste mês de novembro, em Baku, no Azerbaijão, aconteceu a conferência do clima da ONU, a COP29, com aprovação de regras para um mercado de carbono global sob o Acordo de Paris, com a participação de 198 países. No Rio de Janeiro, o G20 contou com a presença das lideranças dos 19 países-membros, mais a União Africana e a União Europeia.  Os dois grandes eventos mundiais discutiram as questões climáticas. A Diretoria de Aviação da Associação INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro esteve atenta às discussões e ressalta que a descarbonização da aviação é uma prioridade global, com esforços significativos tanto no Brasil quanto internacionalmente para reduzir as emissões de CO₂ do setor.

José Eduardo Costas, associado do INVOZ à frente da Diretoria de Aviação, comenta que existem metas ambiciosas e possíveis tanto mundialmente quanto no Brasil.

“A Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) estabeleceu metas para a aviação internacional, incluindo a neutralidade de carbono até 2050. Para alcançar esse objetivo, estratégias como o uso de Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF), melhorias tecnológicas e esquemas de compensação de carbono estão sendo implementadas. O Esquema de Compensação e Redução de Carbono para a Aviação Internacional (CORSIA) é uma dessas iniciativas, visando compensar as emissões de voos internacionais por meio da compra de créditos de carbono”, explicou José Eduardo.

O Brasil tem se destacado em iniciativas para descarbonizar o setor aéreo como, por exemplo:

  • Compromissos internacionais: em outubro de 2022, o Brasil firmou compromisso com a OACI para alcançar crescimento neutro de carbono na aviação a partir de 2027 e 100% de compensação das emissões de CO₂ até 2050. Esse acordo inclui a implementação de medidas para auxiliar países em desenvolvimento na descarbonização da aviação, por meio de cooperação, transferência de tecnologia e acesso a financiamento.
  • Produção de SAF: em junho de 2024, foi inaugurada a primeira planta de produção de petróleo sintético para fabricação de SAF na unidade de biodigestão da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR). Essa planta utiliza biogás como principal fonte de carbono para a produção de hidrocarbonetos renováveis, posicionando o Brasil como pioneiro na produção de combustível sustentável para a aviação.
  • Fórum Conexão SAF: em junho de 2024, foi lançado o fórum Conexão SAF, reunindo instituições públicas e privadas para debater a viabilidade dos combustíveis sustentáveis de aviação no Brasil. O objetivo é identificar desafios técnicos, regulatórios e logísticos para a produção e consumo de SAF no país, propondo alternativas para torná-los viáveis economicamente.
  • Parcerias e projetos piloto: a Gol Linhas Aéreas e a distribuidora de combustíveis Vibra completaram, em junho de 2024, o primeiro acordo “book-and-claim” na América Latina para compensar emissões de carbono por meio do uso de SAF. Esse sistema permite que companhias aéreas compensem emissões comprando créditos originados do uso de SAF por outras empresas, facilitando a redução da pegada de carbono enquanto o SAF ainda não está amplamente disponível.

Fornecedor de crédito de carbono

Indo além do setor de aviação, mas mantendo uma conexão com o tema, o Diretor de Empreendedorismo e Inovação do INVOZ, Luis Pasquotto, ressalta a posição privilegiada do Brasil, que, graças aos seus abundantes recursos naturais e potencial singular para impulsionar uma economia verde, combina grande responsabilidade global na redução das emissões de gases de efeito estufa com uma oportunidade única de promover o desenvolvimento socioeconômico. Esse cenário se torna ainda mais relevante com a recente aprovação da Regulamentação do Mercado de Carbono pelo Congresso Nacional.

De acordo com Pasquotto, “A aprovação pelo Congresso é um passo importante, mas ainda há necessidade de regulamentar a operação. No entanto, assim que operacionalizado, o mercado regulado de créditos de carbono terá o potencial de financiar a transição energética no Brasil, atraindo investimentos internacionais e viabilizando projetos de energia limpa, como solar e eólica. Esse movimento, se bem gerenciado pelo Brasil, promoverá o crescimento econômico, gerará empregos e consolidará a liderança do país em uma economia de baixo carbono”.

Desafios e perspectivas

Apesar dos avanços, a adoção de SAF ainda enfrenta desafios, como custos elevados de produção e disponibilidade limitada. No entanto, iniciativas como a planta-piloto em Foz do Iguaçu e o fórum Conexão SAF demonstram o compromisso do Brasil em superar essas barreiras e liderar a transição para uma aviação mais sustentável.

“Globalmente, a colaboração entre governos, indústrias e organizações internacionais é crucial para atingir as metas de descarbonização, garantindo que o crescimento do setor aéreo ocorra de forma sustentável e alinhada aos objetivos climáticos”, finalizou José Eduardo.

Assessoria de Imprensa da INVOZ: Renata Vanzeli – (12) 99768-0799. (@solucaotextual).

O post A Descarbonização na Aviação no Brasil e no Mundo apareceu primeiro em Invoz.

]]>
https://invoz.org/a-descarbonizacao-na-aviacao-no-brasil-e-no-mundo/feed/ 0
INVOZ apresenta às crianças e jovens da AFAGO os pontos turísticos que contam a história da Aviação Brasileira https://invoz.org/invoz-apresenta-as-criancas-e-jovens-da-afago-os-pontos-turisticos-que-contam-a-historia-da-aviacao-brasileira/ https://invoz.org/invoz-apresenta-as-criancas-e-jovens-da-afago-os-pontos-turisticos-que-contam-a-historia-da-aviacao-brasileira/#respond Tue, 12 Nov 2024 14:08:16 +0000 https://invoz.org/?p=8591 Além de saber mais sobre a cultura aeroespacial, elas tiveram a oportunidade de voar Uma iniciativa dos associados do INVOZ Manoel Oliveira e Emílio Matsuo fez a diferença na vida de 14 estudantes da AFAGO – Associação de Apoio à Família, ao Grupo e à Comunidade, da Comunidade da Pedreira em São Paulo. Elas puderam […]

O post INVOZ apresenta às crianças e jovens da AFAGO os pontos turísticos que contam a história da Aviação Brasileira apareceu primeiro em Invoz.

]]>
Além de saber mais sobre a cultura aeroespacial, elas tiveram a oportunidade de voar

Uma iniciativa dos associados do INVOZ Manoel Oliveira e Emílio Matsuo fez a diferença na vida de 14 estudantes da AFAGO – Associação de Apoio à Família, ao Grupo e à Comunidade, da Comunidade da Pedreira em São Paulo. Elas puderam ficar por dentro da cultura e história da aviação em visita a São José dos Campos. 

As crianças, com idades entre 7 e 15 anos, e mais dois educadores tiveram a oportunidade de conhecer presencialmente a Praça Santos-Dumont onde está o avião Bandeirante, uma das primeiras aeronaves fabricadas pela Embraer, a Casa Encantada de Santos-Dumont e a Fazenda Ipuã. A visita faz parte da programação anual da associação INVOZ em comemoração à Semana da Asa, em 23 de outubro.

O roteiro cultural começou no Parque Santos Dumont na Casa Encantada, réplica da casa de Santos Dumont, onde puderam ver as várias invenções de Santos-Dumont, bem como materiais históricos documentando a trajetória do grande inventor e herói brasileiro. Santos-Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina antes de idealizar o avião, entre outras invenções.

As crianças e jovens, que já tinham feito a pesquisa sobre o inventor, puderam ver todo esse acervo de Santos-Dumont. Após a Casa Encantada, a visita teve continuidade no Jardim Japonês, construído pela comunidade japonesa de São José dos Campos em comemoração ao centenário da primeira imigração japonesa ao Brasil. Em seguida, eles conheceram a réplica do 14-bis.

“Neste momento da visita, pudemos explicar a teoria de voo usada por Santos-Dumont e também falar um pouco sobre o protótipo do Bandeirante e dos foguetes construídos pelo DCTA – IAE. Em todo o percurso, também pudemos contar com um guia que relatou mais detalhes sobre a história de tudo que as crianças e jovens iam vendo”, explicou Emílio Matsuo.

Outra surpresa para o grupo da AFAGO foi a ida até a Fazenda Ipuã, em Caçapava, onde foram recepcionados pelos anfitriões Manoel Oliveira e sua esposa para um almoço. 

Na parte da tarde, a diversão ficou um pouco na piscina e depois para um momento surpresa, quando as crianças e jovens ouviram de Emílio e de Manoel explicações sobre o uso dos vants para aplicação de defensivos agrícolas. No grande momento final, puderam fazer o voo.

O post INVOZ apresenta às crianças e jovens da AFAGO os pontos turísticos que contam a história da Aviação Brasileira apareceu primeiro em Invoz.

]]>
https://invoz.org/invoz-apresenta-as-criancas-e-jovens-da-afago-os-pontos-turisticos-que-contam-a-historia-da-aviacao-brasileira/feed/ 0
SAGA – do 14-bis à criação da Embraer, uma biografia dos fundadores e detalhes sobre os bastidores de uma das maiores empresas de aeronaves do mundo https://invoz.org/saga-do-14-bis-a-criacao-da-embraer-uma-biografia-dos-fundadores-e-detalhes-sobre-os-bastidores-de-uma-das-maiores-empresas-de-aeronaves-do-mundo/ https://invoz.org/saga-do-14-bis-a-criacao-da-embraer-uma-biografia-dos-fundadores-e-detalhes-sobre-os-bastidores-de-uma-das-maiores-empresas-de-aeronaves-do-mundo/#respond Thu, 31 Oct 2024 14:14:48 +0000 https://invoz.org/?p=8565 Tudo foi possível graças à atuação e o idealismo do trio Casimiro Montenegro Filho, Ozires Silva e Paulo Victor da Silva. Com a iniciativa da Associação INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro, foi lançado o livro SAGA – do 14-bis à criação da Embraer, que revela a trajetória dos principais pioneiros da indústria aeronáutica brasileira de maneira […]

O post SAGA – do 14-bis à criação da Embraer, uma biografia dos fundadores e detalhes sobre os bastidores de uma das maiores empresas de aeronaves do mundo apareceu primeiro em Invoz.

]]>
Tudo foi possível graças à atuação e o idealismo do trio Casimiro Montenegro Filho, Ozires Silva e Paulo Victor da Silva.

Com a iniciativa da Associação INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro, foi lançado o livro SAGA – do 14-bis à criação da Embraer, que revela a trajetória dos principais pioneiros da indústria aeronáutica brasileira de maneira inédita, correlacionando com os fatos econômicos e políticos do século XX. Marcaram presença mais de 250 convidados entre autoridades civis e militares, especialistas e profissionais do setor, representantes e ex-colaboradores da Embraer e imprensa.

O lançamento foi na APVE, em São José dos Campos (SP), na última terça-feira, 29 de outubro, data cuja escolha se deveu ao marco dos 120 anos de nascimento de Casimiro Montenegro Filho, e também por estar no mês do primeiro voo do avião Bandeirante (22/10/1968) e do voo de Santos-Dumont com seu 14-bis (23/10/1906).

O livro a SAGA – do 14-bis à criação da Embraer foi escrito pelo jornalista e apaixonado por aviação Rui Gonçalves Barbosa, que se dedicou por três anos nas pesquisas para a obra. O escritor correlacionou os momentos históricos do século XX com as alternâncias de poder e crises políticas, interferências militares nos rumos do Brasil e como tudo isso gerou as condições para a criação da terceira maior fabricante mundial de aviões.

“O livro nasce de minha curiosidade para entender como foi possível uma indústria nascer dentro da estrutura da Força Aérea. A resposta está na soma de idealismo, coragem, resiliência, acesso à educação de qualidade e a capacidade de convencer mais e mais pessoas a se envolver com o projeto. Uma receita simples de entender, mas difícil de reunir e aplicar. Porém, mostra que podemos repetir a receita de sucesso se assim desejarmos”, explica o autor. 

O jornalista e também escritor Ricardo Lessa esteve presente no lançamento e foi um dos incentivadores de Rui para a realização da obra. No evento eles realizaram um rápido bate-papo sobre a obra.

“Há anos conheço Rui, excelente jornalista e um apaixonado por aviação, e desde 2017 vinha falando para ele registrar essa história. Ninguém melhor do que ele para escrever essa obra, por tudo que viveu e ainda vive com o universo e com as pessoas ligadas à aviação e à aeronáutica”, disse Lessa.

Durante o cerimonial do evento o Brigadeiro do Ar Eduardo Alexandre Bacelar, representante do Comandantedo DCTA, comentou a importância do livro. “Muitos integrantes da Força Aérea não conhecem a história. Vivem uma vida dentro da aeronáutica, mas desconhecem estes nossos heróis que compõem a Saga”.

“É fundamental destacar que o livro mostra que o processo da criação da Embraer não foi algo simples, foi tudo feito com muito esforço, que resultou em algo que todos respeitam e valorizam”, declarou o Reitor do ITA Antônio Guilherme de Arruda Lorenzi.

A obra foi possível graças à Lei de Incentivo Fiscal à Cultura de São José dos Campos e à Embraer. A primeira edição tem distribuição gratuita, no evento de lançamento o livro foi entregue aos convidados e também será destinado às bibliotecas do município, escolas públicas e instituições.

“A associação INVOZ tem a missão de preservar a história e a cultura da aviação. Essa obra consolida o nosso objetivo. O livro ficou incrível tanto pela condução do enredo, dos fatos históricos, quanto com relação à qualidade. Estamos felizes e temos certeza de que o livro SAGA – do 14-bis à criação da Embraer encantará os leitores pelas informações e curiosidades que Rui conseguiu reunir”, pontuou Neide Pereira Pinto, presidente executiva do INVOZ.

SAGA – do 14-bis à criação da Embraer

O livro celebra o idealismo de Casimiro Montenegro Filho, Ozires Silva e Paulo Victor da Silva e a capacidade de realização de grandes projetos, sem deixar de revelar as correntes históricas que, até os dias atuais, dificultam o desenvolvimento industrial. A narrativa cruza a saga dessas três personalidades com os momentos políticos e econômicos do Brasil, mostrando que a criação da Embraer não foi apenas fruto do sonho de infância de Ozires, mas sim um grande esforço coletivo daqueles que lutaram pelo desenvolvimento tecnológico do país.

Apoio/Incentivos: LIF, Fundação Cassiano Ricardo, Prefeitura de São José dos Campos e Embraer.

Informações: (12) 98191-5888

Assessoria de Imprensa do Invoz: Renata Vanzeli – (12) 99768-0799. (@solucaotextual)

O post SAGA – do 14-bis à criação da Embraer, uma biografia dos fundadores e detalhes sobre os bastidores de uma das maiores empresas de aeronaves do mundo apareceu primeiro em Invoz.

]]>
https://invoz.org/saga-do-14-bis-a-criacao-da-embraer-uma-biografia-dos-fundadores-e-detalhes-sobre-os-bastidores-de-uma-das-maiores-empresas-de-aeronaves-do-mundo/feed/ 0
Presidente de Honra do INVOZ recebe Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico https://invoz.org/presidente-de-honra-do-invoz-recebe-medalha-da-ordem-do-merito-aeronautico/ https://invoz.org/presidente-de-honra-do-invoz-recebe-medalha-da-ordem-do-merito-aeronautico/#respond Fri, 25 Oct 2024 22:43:15 +0000 https://invoz.org/?p=8555 Manoel de Oliveira foi agraciado com a mais alta distinção de honra do Comando da Aeronáutica por prestar importantes serviços ao país Manoel de Oliveira, que também esteve ao lado de Ozires Silva na Embraer, atuando no financeiro da empresa e sendo um dos responsáveis pelo processo de privatização, recebeu a mais alta honraria da […]

O post Presidente de Honra do INVOZ recebe Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico apareceu primeiro em Invoz.

]]>
Manoel de Oliveira foi agraciado com a mais alta distinção de honra do Comando da Aeronáutica por prestar importantes serviços ao país

Manoel de Oliveira, que também esteve ao lado de Ozires Silva na Embraer, atuando no financeiro da empresa e sendo um dos responsáveis pelo processo de privatização, recebeu a mais alta honraria da FAB: a Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico, no último dia 24 de outubro, no DCTA.

A solenidade, também em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, reuniu autoridades civis e militares.

Manoel revelou a emoção desta homenagem. “O sentimento de receber a medalha é de puro reconhecimento da Força Aérea que você ajudou a engrandecer, e representa honra e orgulho. Receber a medalha junto à família e amigos dá a sensação de dever cumprido”.

Para ele, o ato da honraria representa o reconhecimento de um conjunto histórico de ações ao longo da sua carreira, nos mais de 50 anos de serviços prestados direta e indiretamente à FAB. Manoel destaca alguns episódios  que foram muito significativos na carreira, entre eles: nos anos 1970, no Departamento de Aeronaves do DCTA, ter apoiado a fabricação dos primeiros aviões nacionais, na nascente indústria aeronáutica: o Bandeirante da Embraer, o T-25 da Neiva (hoje Embraer) e o T-23 da Aerotec; a participação da missão de um ano e meio nos Estados Unidos, iniciada em 1975, para a gestão da compra dos aviões P16E que operaram nos antigos porta-aviões Minas-Gerais; missão de dois anos e meio na Itália, nos anos 1980, para gestão dos acordos Brasil-Itália, com vistas ao desenvolvimento do avião AM-X; o apoio à privatização da Embraer nos anos 1990 e, recentemente, compor a Comissão de Alto Nível do Comando da Aeronáutica para a escolha do novo Reitor do ITA.

Sobre a Medalha

A Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico, concedida por relevantes serviços à Força Aérea Brasileira (FAB), é uma honra significativa. Essa medalha é uma das mais altas condecorações concedidas pela FAB e é destinada a reconhecer e homenagear indivíduos que tenham prestado serviços notáveis ou contribuído de maneira significativa para a Aeronáutica do Brasil. Os “relevantes serviços” podem incluir uma variedade de contribuições, e a concessão da medalha destaca o reconhecimento formal e público do valor e impacto das ações do condecorado, simbolizando gratidão e apreço da instituição e da nação por suas contribuições excepcionais.

Assessoria de Imprensa do Invoz: Renata Vanzeli – (12) 99768-0799. (@solucaotextual)

O post Presidente de Honra do INVOZ recebe Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico apareceu primeiro em Invoz.

]]>
https://invoz.org/presidente-de-honra-do-invoz-recebe-medalha-da-ordem-do-merito-aeronautico/feed/ 0
Dia do Aviador: Conheça os pilotos e profissionais pioneiros que integram o INVOZ https://invoz.org/dia-do-aviador-conheca-os-pilotos-e-profissionais-pioneiros-que-integram-o-invoz/ https://invoz.org/dia-do-aviador-conheca-os-pilotos-e-profissionais-pioneiros-que-integram-o-invoz/#respond Wed, 23 Oct 2024 11:00:00 +0000 https://invoz.org/?p=8545 Aviadores que fizeram e fazem a diferença pelo Brasil, entre os pioneiros alguns participaram do processo da criação de pilotos de prova e até da privatização da Embraer Dia 23 de outubro é o Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira, uma referência à data em que, no ano de 1906, Alberto Santos-Dumont […]

O post Dia do Aviador: Conheça os pilotos e profissionais pioneiros que integram o INVOZ apareceu primeiro em Invoz.

]]>
Aviadores que fizeram e fazem a diferença pelo Brasil, entre os pioneiros alguns participaram do processo da criação de pilotos de prova e até da privatização da Embraer

Dia 23 de outubro é o Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira, uma referência à data em que, no ano de 1906, Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo do 14-Bis, no Campo de Bagatelle, na França. A associação INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro tem como missão preservar a história e a cultura aeronáutica brasileira. Entre seus associados pilotos, muitos são pioneiros. Todos com sentimentos parecidos com relação à Força Aérea, que são: disciplina, oportunidade e dever cumprido.

O Major Brigadeiro José Elias Matieli, que há 40 anos pertence à FAB e atua até hoje, além de piloto é médico. Dirigiu dois hospitais e foi diretor de saúde da instituição. É categórico em dizer que tudo que há de tecnologia e progresso na medicina mundial foram agregados na Força Aérea.

“O que mais captei na Força Aérea foram a disciplina e a hierarquia com obediência inteligente. E dentro da medicina, acho interessante a evolução que ocorreu durante os anos, com a introdução do que há de melhor para exames e cirurgias. Não me vejo fora da Força Aérea”, revelou Matieli.

Affonso Henriques é grato por ter voado e vivido por quase 35 anos na FAB, vendo de perto as várias fases da instituição, desde sua criação, a experiência da guerra e a abertura para as mulheres. Ele conta sua experiência de militar e aviador com preparo ao combate, algo marcante em sua vida.

“É interessante ver a evolução da FAB. Vivi a passagem da Primeira para a Segunda Guerra, ou seja, da mudança da Força Aérea de origem para a Força Aérea com conceitos da Segunda Guerra Mundial, com absorção de novas tecnologias e avanço da TI. Essa capacidade de absorção tecnológica e a integração do corpo feminino definiram, para mim, um divisor de águas em nossa Força Aérea. Tornar-me militar e aviador, com preparo ao combate, foi marcante em toda minha vida.

O Brigadeiro do Ar Márcio Behring Cardoso, com mais 40 anos de experiência, foi piloto de caça na FAB. Para ele, o grande ensinamento foi o espírito de equipe, o respeitar a diferença do próximo, o coleguismo e como aviador de caça, ele destaca a confiança mútua. Pois, pilotava sozinho mas tinha que confiar em toda uma equipe de manutenção que estava por trás dele. Sobre a evolução da FAB ele comenta que o avançou foi gigantesco.

“Da 2ª Guerra Mundial até a década de 70 a tecnologia quase se manteve a mesma. O salto gigantesco se deu por dois importantes fatores: a criação de aviões por Casimiro Montenegro Filho, Ozires Silva e Paulo Victor da Silva, com uma fabricação própria e melhor do mundo. E pelos novos procedimentos, hoje temos o maior sistema de controle do espaço aéreo das Américas, tirando os Estados Unidos. Hoje o controle oferece todas as condições de voo, ao contrário da aviação raiz que era feita com pouca visibilidade e com conversações via rádio.

Nilson Emanoel Bezerra Chaves ingressou aos 17 anos de idade na FAB. Com a experiência de piloto militar e civil, fala como é ser piloto nessas áreas.

“Sou piloto militar da reserva da Força Aérea e piloto de linha aérea com 30 anos de serviços transportando passageiros. Trabalhei 13 anos na Embraer, hoje sou piloto de ensaios em voo, treino pilotos em simuladores de voo. A Força Aérea me ensinou a disciplina, a força da hierarquia, a liderança, o patriotismo, a confiança no trabalho em equipe e o valor da missão cumprida. A aviação civil me mostrou o valor das habilidades técnicas e não técnicas para gerenciar situações complexas em voo e tomar boas decisões”.

Carlos Roberto Trannin ingressou na Força Aérea em 1983 e chegou a capitão, fez curso de mestrado no ITA e teve a oportunidade de uma grande experiência, participando da criação do primeiro centro de planos de voo do Brasil (CAIS-SP).

“Atualmente, trabalho contratado no IAE e sou grato à Força Aérea Brasileira porque deu-me os melhores amigos da minha vida e as oportunidades para eu crescer e para eu servir ao meu país, primeiro no Serviço de Tráfego Aéreo e agora no Controle Interno do IAE – Instituto de Aeronáutica e Espaço”.

Para Manoel de Oliveira, o seu maior ensinamento na Força Aérea foi a prática da mãe de todas as virtudes: a integridade. O conceito da integridade gerou o principal pilar do ITA: a disciplina consciente. E a busca contínua por atualização fez a FAB evoluir em conhecimento.

“A Aeronáutica se distingue das demais pela importância que dá à pesquisa e ao desenvolvimento. Esse processo é contínuo, de modo que a Força está constantemente se renovando. Uma das grandes evoluções é na formação básica de seus oficiais na Academia da Força Aérea”.

Cel Ricardo Wagner Roquetti trouxe uma visão filosófica sobre a atuação do piloto e sobre a aprendizagem na FAB.

“A Força Aérea tem como natureza intrínseca a Liberdade e a Igualdade. Temas aparentemente contraditórios em dias de extremismos ideológicos que tendem à violência. Tem a “Liberdade” pois o ato de voar em si já é uma ação de escolha, em negar as forças da natureza que impelem o ser humano ao chão. “Igualdade” por fazer da cabine de pilotagem um ambiente onde todos estão igualados no cumprimento da missão. E ainda, acrescentamos um terceiro item, é uma profissão de fé e honra, um crer e um dever. O espírito da Força Aérea é eterno, se você é um Aviador, sempre será um Aviador”, finalizou.

Piloto Sonhador

E claro, não podemos deixar de citar que a FAB teve um piloto sonhador, formado em engenharia aeronáutica. O Coronel Ozires Silva possui uma trajetória que vai de fundador da Embraer a ex-piloto da Força Aérea Brasileira. Hoje, ele faz parte da história do desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira e dos voos alçados por ela, conquistando o mundo e sendo a empresa pioneira com o projeto “dos carros voadores”.

Reconhecimento Neste dia 24 de outubro de 2024, no DCTA, um desses pioneiros da aeronáutica terá um reconhecimento especial. Manoel de Oliveira, que também ajudou Ozires Silva na Embraer, atuando no financeiro da empresa e sendo um dos responsáveis pelo processo de privatização, receberá a mais alta honraria da FAB: a Medalha Ordem do Mérito Aeronáutico.

Assessoria de Imprensa do Invoz: Renata Vanzeli – (12) 99768-0799. (@solucaotextual)

Crédito da imagem do KC390: David Branco

O post Dia do Aviador: Conheça os pilotos e profissionais pioneiros que integram o INVOZ apareceu primeiro em Invoz.

]]>
https://invoz.org/dia-do-aviador-conheca-os-pilotos-e-profissionais-pioneiros-que-integram-o-invoz/feed/ 0
Livro SAGA – do 14-bis à criação da Embraer será lançado em São José dos Campos https://invoz.org/livro-saga-do-14-bis-a-criacao-da-embraer-sera-lancado-em-sao-jose-dos-campos/ https://invoz.org/livro-saga-do-14-bis-a-criacao-da-embraer-sera-lancado-em-sao-jose-dos-campos/#respond Thu, 10 Oct 2024 15:03:21 +0000 https://invoz.org/?p=8514 O livro destaca o papel das três pessoas fundamentais para a criação da Embraer e de como esses personagens estavam envolvidos com alguns dos principais fatos políticos e históricos do Brasil ao longo do século XX. O livro SAGA – do 14-bis à criação da Embraer revela a trajetória dos principais pioneiros da indústria aeronáutica […]

O post Livro SAGA – do 14-bis à criação da Embraer será lançado em São José dos Campos apareceu primeiro em Invoz.

]]>
O livro destaca o papel das três pessoas fundamentais para a criação da Embraer e de como esses personagens estavam envolvidos com alguns dos principais fatos políticos e históricos do Brasil ao longo do século XX.

O livro SAGA – do 14-bis à criação da Embraer revela a trajetória dos principais pioneiros da indústria aeronáutica brasileira de uma maneira inédita. Ele celebra o idealismo de Casemiro Montenegro Filho, Ozires Silva e Paulo Victor da Silva e a capacidade de realização de grandes projetos, sem deixar de revelar as correntes históricas que, até os dias atuais, dificultam o desenvolvimento industrial. A narrativa cruza a saga dessas três personalidades com os momentos políticos e econômicos do Brasil, mostrando que a criação da Embraer não foi apenas fruto do sonho de infância de Ozires, mas sim um grande esforço coletivo daqueles que lutaram pelo desenvolvimento tecnológico do país. O lançamento para convidados será no dia 29 de outubro, às 19h, no Salão Ozires Silva, na APVE, em São José dos Campos (SP).

A obra é uma iniciativa do Invoz, o texto e a pesquisa são do jornalista Rui Gonçalves Barbosa. Foram três anos de muitas buscas, conversas, referências bibliográficas para permitir ao escritor contar de forma simples o que se passou nos 60 anos que separam o voo de Santos-Dumont e a assinatura do decreto de criação da empresa. Rui correlacionou os momentos históricos do século XX com as alternâncias de poder e crises políticas, interferências militares nos rumos do Brasil e como tudo isso gerou as condições para a criação da terceira maior fabricante mundial de aviões.

“O idealismo e a capacidade de superar adversidades permitiram a Montenegro, Ozires Silva e Paulo Victor executarem projetos que demandaram décadas para serem concluídos e mudaram a face do Brasil. Se retirarmos qualquer um deles dessa equação ou se alterarmos a cronologia dos fatos é muito provável que o país não viesse a ter o protagonismo da indústria aeronáutica que conquistou com a Embraer”, afirma o autor. 

No livro SAGA – do 14-bis à criação da Embraer, o jornalista Rui Gonçalves Barbosa uniu dedicação e paixão. Desde muito cedo, Rui tornou-se um leitor ávido por histórias e informações sobre aeronaves e o mundo aeronáutico. Antes de se dedicar ao jornalismo, onde atuou por 14 anos na Globo News e EPTV, emissora afiliadas à Rede Globo, ele fez os cursos de piloto privado e piloto comercial. Porém a vocação para contar histórias foi mais forte. Passou a ser um entusiasta e desenvolveu um ponto de vista um tanto particular. Seu interesse foi além dos relatos técnicos e mergulhou nos bastidores da aviação. Questões econômicas, políticas e geopolíticas que afetam o setor passaram também a fazer parte de seu interesse. 

Em 2016, período em que foi editor-chefe das revistas Avião Revue e Airports International Brasil, teve Ozires Silva como principal colunista. O relacionamento alimentou a curiosidade pelos detalhes da história do militar da Força Aérea Brasileira que criou uma fábrica de aviões. O relacionamento com Ozires o trouxe para São José dos Campos e o aproximou daqueles que tiveram suas vidas e carreiras impactadas pelo legado do pioneiro. Como Diretor de Cultura do Invoz, associação sem fins lucrativos cuja missão é dar continuidade aos ideais de Ozires Silva, assumiu a tarefa de escrever este livro. 

A obra foi possível graças à Lei de Incentivo Fiscal à Cultura de São José dos Campos e à Embraer. A primeira edição será destinada às bibliotecas existentes no município, escolas públicas, e terá distribuição gratuita pelo Invoz.

“Esse livro conta a trajetória de três personalidades incríveis e muitas vezes desconhecidas do grande público. Nem mesmo Ozires Silva é amplamente conhecido na cidade que ele transformou e ajudou a desenvolver. Este livro é uma homenagem a essas pessoas e uma oportunidade de conhecer a história do Brasil ao longo do século XX”, declarou Neide Pereira Pinto, presidente-executiva do Invoz.

Peculiaridades

A data escolhida para o lançamento do livro SAGA – do 14-bis à criação da Embraer, tem uma peculiaridade. Em 29 de outubro comemoram-se os 120 anos de nascimento de Casemiro Montenegro Filho. Outubro também foi o mês do primeiro voo do avião Bandeirante (22/10/1968) e mês em que Santos-Dumont voou com seu 14-bis (23/10/1906).

Apoio/Incentivos: LIF, Fundação Cassiano Ricardo, Prefeitura de São José dos Campos e Embraer.

Informações: (12) 98191-5888

Assessoria de Imprensa do Invoz: Renata Vanzeli – (12) 99768-0799. (@solucaotextual)

O post Livro SAGA – do 14-bis à criação da Embraer será lançado em São José dos Campos apareceu primeiro em Invoz.

]]>
https://invoz.org/livro-saga-do-14-bis-a-criacao-da-embraer-sera-lancado-em-sao-jose-dos-campos/feed/ 0
Agradecimento do Prof. Adneryson Moreira ao V Congresso INVOZ de Educação pela premiação na categoria Projetos Pedagógicos Inovadores https://invoz.org/agradecimento-do-prof-adneryson-moreira-ao-v-congresso-invoz-de-educacao-pela-premiacao-na-categoria-projetos-pedagogicos-inovadores/ https://invoz.org/agradecimento-do-prof-adneryson-moreira-ao-v-congresso-invoz-de-educacao-pela-premiacao-na-categoria-projetos-pedagogicos-inovadores/#respond Mon, 23 Sep 2024 23:28:00 +0000 https://invoz.org/?p=8421 Com imensa alegria e gratidão, que agradeço ao V Congresso INVOZ de Educação e à organização do Troféu Ozires Silva pela honrosa premiação na categoria Projetos Pedagógicos Inovadores. Esse reconhecimento é um grande incentivo para continuarmos nossa missão de transformar a educação com criatividade e dedicação.Estou enviando a foto do recebimento da Menção Honrosa, juntamente […]

O post Agradecimento do Prof. Adneryson Moreira ao V Congresso INVOZ de Educação pela premiação na categoria Projetos Pedagógicos Inovadores apareceu primeiro em Invoz.

]]>

Com imensa alegria e gratidão, que agradeço ao V Congresso INVOZ de Educação e à organização do Troféu Ozires Silva pela honrosa premiação na categoria Projetos Pedagógicos Inovadores. Esse reconhecimento é um grande incentivo para continuarmos nossa missão de transformar a educação com criatividade e dedicação.
Estou enviando a foto do recebimento da Menção Honrosa, juntamente com a pedagoga, supervisora pedagógica e a gestora da escola.

Atenciosamente

Prof. Adneryson Moreira

O post Agradecimento do Prof. Adneryson Moreira ao V Congresso INVOZ de Educação pela premiação na categoria Projetos Pedagógicos Inovadores apareceu primeiro em Invoz.

]]>
https://invoz.org/agradecimento-do-prof-adneryson-moreira-ao-v-congresso-invoz-de-educacao-pela-premiacao-na-categoria-projetos-pedagogicos-inovadores/feed/ 0
INVOZ marca presença na Expo ISA VALE 2024 com sucesso de público https://invoz.org/invoz-marca-presenca-na-expo-isa-vale-2024-com-sucesso-de-publico/ https://invoz.org/invoz-marca-presenca-na-expo-isa-vale-2024-com-sucesso-de-publico/#respond Mon, 23 Sep 2024 19:35:38 +0000 https://invoz.org/?p=8391 Lorena recebeu nos dias 4 e 5 de setembro a EXPO ISA VALE 2024, a maior feira de inovação e automação da região. Realizado pela ISA VALE SECTION, uma seção regional da International Society of Automation (ISA), o evento reuniu o setor público, privado, universidades, indústrias e instituições para discutir temas como tecnologia, inovação, automação […]

O post INVOZ marca presença na Expo ISA VALE 2024 com sucesso de público apareceu primeiro em Invoz.

]]>
Lorena recebeu nos dias 4 e 5 de setembro a EXPO ISA VALE 2024, a maior feira de inovação e automação da região. Realizado pela ISA VALE SECTION, uma seção regional da International Society of Automation (ISA), o evento reuniu o setor público, privado, universidades, indústrias e instituições para discutir temas como tecnologia, inovação, automação e inteligência artificial.

Com mais de 80 empresas expositoras, o evento contou com atrações especiais como arenas robóticas, palestras técnicas e uma cerimônia de abertura com presença do renomado designer Hans Donner, convidado pelo INVOZ, além da homenagem ao Dr. Fernando de Mendonça, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O INVOZ participou da cerimônia de abertura representado pela presidente Neide Pereira; pelo presidente de honra, Manoel Oliveira, pelo presidente do conselho, Emilio Matsuo, pela diretora de comunicação, Leticia Wieliwicki, e pelo diretor de empreendedorismo, Luís Pasquotto.

O stand do INVOZ foi um dos mais visitados, e circularam aproximadamente 600 pessoas nos dois dias de evento. Foi grande a atração do público pelo minissimulador de voo, que ficou à disposição durante todo evento e contou com o monitoramento da equipe da Embraer, proporcionando uma experiência prática e imersiva no campo da aviação.

“Foi gratificante contribuir para despertar sonhos e inspirar crianças e jovens através da exposição sobre as ações do INVOZ e minissimulador da Embraer durante a Expo ISA Vale no stand Invoz – Embraer”, declarou Emilio Matsuo, presidente do conselho do INVOZ.

No stand do INVOZ ainda foram expostos livros e divulgado o folder com a apresentação da associação. O público ainda teve acesso ao projeto do portal da Sustentabilidade, idealizado em parceria com o designer Hans Donner e lançado oficialmente na EXPO ISA VALE.

“O INVOZ mais uma vez cumpriu o seu papel de catalisador de ações promovidas pela sociedade civil. Nossa participação no evento ISA VALE foi fundamental para unir a força da nossa indústria, representada pela Embraer, e nosso legado aeroespacial trazido pela participação do Dr. Fernando Mendonça. Isso é ser INVOZ”, celebra Manoel de Oliveira, presidente de honra do INVOZ.

Outro ponto alto foi a palestra de Hans Donner, na capela do local, com a presença de cerca de 800 pessoas, que ouviram atentamente sua trajetória e detalhes do projeto portal da Sustentabilidade a ser realizado em parceria com o INVOZ.

“Eventos como estes são muito importantes para podermos mostrar à sociedade que o INVOZ exerce uma participação ativa para o empreendedorismo e para a cultura aeroespacial e tem projetos grandiosos a serem colocados em prática com parceiros, podendo ser eles parceiros públicos ou privados”, declarou Neide Pereira Pinto, presidente do INVOZ.

A organização da EXPO ISA VALE destacou a participação do INVOZ na edição:

“A participação maciça da diretoria do INVOZ foi extremamente importante para o grande sucesso da VI Expo ISA Vale Section Automation Innovation 2024. A associação pôde contribuir para o evento com vários pontos fortes, como: a palestra do Hans Donner, a homenagem ao Fernando de Mendonça, fundador do INPE, e com a Embraer, que trouxe o simulador de voo. Em nome de toda a Diretoria Isa Vale Section, agradecemos pela parceria, e temos certeza de que ela só tem a aumentar em 2025”, pontuou Nilson Carlos Rana, presidente da ISA Seção Vale do Paraíba.

Agradecemos a todos os parceiros e voluntários do INVOZ que estiveram conosco nesse evento memorável.

O post INVOZ marca presença na Expo ISA VALE 2024 com sucesso de público apareceu primeiro em Invoz.

]]>
https://invoz.org/invoz-marca-presenca-na-expo-isa-vale-2024-com-sucesso-de-publico/feed/ 0